Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê lança Portal SIGA Piabanha como importante ferramenta na gestão dos recursos hídricos


Foto:


23-08-2021

No último dia 17 o Comitê Piabanha lançou em sua reunião ordinária o Portal SIGA Piabanha, um sistema integrado de gestão das águas da Região Hidrográfica IV (RH-IV). De acordo com o Comitê, está será uma ferramenta fundamental para a gestão dos recursos hídricos e também para proporcionar aos membros e à sociedade a disseminação de dados e informações referentes à RH-IV.

Para a presidente do Comitê Piabanha, Erika Cortines, trata-se de uma importante ferramenta para dar mais transparência às ações do Comitê Piabanha. “É um sistema que irá facilitar o acesso a dados territoriais da região, como mapas, por exemplo, que poderão ser gerados de forma simples e intuitiva. O sistema é aberto então poderemos inserir dados sobre os municípios. Além do SIGA também teremos o PAP Online, que dará mais transparência aos gastos do comitê, para a sociedade saber e poder controlar onde estão sendo investidos os recursos arrecadados com a cobrança dos recursos hídricos”, explicou Erika.

O SIGA é um sistema que é dividido em módulos, contendo os produtos Balanço Hídrico, Sala de Situação, Observatório, Publicações, Plano de Aplicação Plurianual Online e a principal ferramenta, o SIGA Web, que é o módulo ligado especificamente a informações georreferenciadas da área de atuação do Comitê.

A plataforma consiste em um ambiente para divulgação de informações com ferramentas de geolocalização e mapeamento, com um grande banco de dados georreferenciados tanto sobre bacias hidrográficas, quanto outros temas correlacionados.

Para acessar o SIGA Piabanha, basta localizar o ícone na página inicial do site do Comitê ou diretamente pelo link: https://sigaaguas.org.br/home/sigapiabanha/index.html. O Comitê também disponibiliza um treinamento online para melhor uso desta ferramenta, bastando acessar o canal do Comitê no Youtube https://www.youtube.com/watch?v=gvFZV_lgDsQ&t=960s.


Outras Notícias

Mais Notícias »