Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Plantio de Jequitibás em homenagem aos amigos Paulo de Souza Leite e José Carlos Porto


Foto:


No dia 18 de novembro, o Comitê Piabanha realizou o plantio de duas árvores no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis para homenagear nossos queridos amigos Paulo Souza Leite e José Carlos Lemgruber Porto, que nos deixaram em 2020. Foi escolhido um Jequitibá Branco para homenagear Paulo de Souza Leite e um Jequitibá Rosa para homenagear José Carlos Porto. Ambos essenciais na história do Comitê Piabanha. 

Na ocasião, estiveram presentes familiares e amigos dos dois. Foi um momento de muita emoção poder prestar esta singela homenagem aos dois ex-presidentes do Comitê de uma forma que eles se sentiriam honrados. Para registrar este dia, foi produzido um vídeo com depoimentos de familiares, amigos e membros do Comitê, contando um pouco da importância deles. O vídeo está disponível em nosso canal do YouTube e foi exibido ao público pela primeira vez no V Encontro de Pesquisadores do Comitê Piabanha. Ainda, ele será exibido durante a 79ª Reunião Ordinária do CBH Piabanha, dia 08/12.

O Comitê Piabanha teve o privilégio de compartilhar momentos com dois homens de grande coração e de fundamental importância para a gestão dos recursos hídricos. Paulo de Souza Leite e José Carlos Porto contribuíram para a criação do Comitê e sempre lutaram pelos seus ideais. O papel do Paulo e do Porto foi fundamental, principalmente na condução dos trabalhos, com seus posicionamentos fortes e imprescindíveis para a gestão dos recursos hídricos.

José Carlos Lemgruber Porto, ex-Presidente do Comitê Piabanha, foi um dos fundadores do Comitê, além de ter sido um dos membros mais atuantes na gestão dos recursos hídricos da região. Muito atuante no município de Teresópolis, sempre foi essencial no papel de difundir o trabalho do Comitê Piabanha no município. Além disso, participou ativamente na mobilização das demais cidades da Região Hidrográfica IV, em visitas a cada uma das dez prefeituras para apresentar o Comitê, falar sobre a importância da participação dos municípios na gestão das águas, e, principalmente, ouvir os atores locais, que possuíam vasto conhecimento de sua região.

Paulo de Souza Leite, membro e também ex-Presidente do Comitê Piabanha, foi uma pessoa excepcional. Atuou fortemente na implementação da política de recursos hídricos na região, sendo uma das pessoas que iniciou toda a mobilização para a criação do CBH Piabanha, em 2002, quando foi formada a comissão provisória, que promoveu encontros nos municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha, Areal, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preito, Teresópolis e Três Rios. Era um profundo conhecedor das leis e normas de recursos hídricos e talvez o principal incentivador da importância de que todos os membros do Comitê estudassem tais regras para que fosse possível realizar a gestão das águas da região da melhor forma possível.

Deixarão muitas saudades a todos que conviveram com eles e que nunca deixaram de manifestar publicamente nas diversas reuniões e encontros do Comitê toda a admiração e carinho que tinham por ambos.

Fica o agradecimento sincero do Comitê Piabanha e da equipe da Secretaria Executiva a esses dois grandes amigos!

Assista ao vídeo de homenagem em: https://youtu.be/PF4fqNvnGfA


Outras Notícias

Mais Notícias »