Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

IV SEMINÁRIO DE SANEAMENTO DO COMITÊ PIABANHA


Foto:


Dando sequência aos seminários de saneamento, o Comitê Piabanha realizou em 2020 a sua quarta edição, desta vez, por conta da pandemia, em ambiente virtual, o que proporcionou a participação de pessoas de todo o país.

O evento foi muito elogiado pela qualidade das palestras e discussões, que este ano tratou do tema Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais - Perspectivas e Desafios.

O primeiro Seminário de Saneamento do Comitê Piabanha foi realizado em 2012 e teve como objetivo promover o debate sobre a preparação dos Planos Municipais de Saneamento Básico dos municípios da Região Hidrográfica IV, área de atuação do Comitê. 

O segundo, realizado em 2013, teve foco no debate sobre o andamento da elaboração dos PMSB’s, promovendo a troca de informações entre os municípios e definição de propostas para aperfeiçoamento dos planos. 

Os dois primeiros Seminários de Saneamento realizados pelo Comitê Piabanha foram presenciais e  abordaram os PMSB’s, mas tiveram como foco o esgotamento sanitário e o abastecimento de água.

O III Seminário de Saneamento, por sua vez, teve como tema a “Gestão de Resíduos Sólidos na Região Hidrográfica IV – Perspectivas e Desafios”. Ele foi realizado em outubro de 2019 objetivando nivelar as informações sobre as Políticas de Resíduos Sólidos e discutir sobre a realidade dos municípios da RH-IV (Piabanha).

Visando abordar o quarto eixo do saneamento básico, o Comitê decidiu que o tema do IV Seminário de Saneamento seria Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais, realizado nos dias 12, 19 e 26 de novembro, às 17h, podendo ser acessado a qualquer momento no canal do YouTube do Comitê Piabanha. 

O evento contou com a inscrição de mais de 200 pessoas e o primeiro encontro tem mais de 400 visualizações. As demais já apresentam em torno de 250 acessos.

O IV Seminário foi dividido em 3 painéis temáticos, com rodadas de apresentações e discussões, sobre os seguintes temas: 

- Utilização de galerias de águas pluviais e captações em tempo seco como estratégia de controle da poluição por esgotos sanitários, sendo este o primeiro dia, 12/11. A mesa de debate contou com Adacto Ottoni, Professor Doutor Associado do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente da UERJ; Isaac Volschan Jr, Professor Titular do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente - Escola Politécnica - UFRJ e Frederico Menezes Coelho, Engenheiro Civil, Sanitarista e Ambiental. D.Sc. em Engenharia Civil.

- Soluções sustentáveis para drenagem urbana e manejo de águas pluviais, apresentado dia 19/11, por Melissa Graciosa, Professora da Faculdade de Engenharia Ambiental e Urbana - UFABC; Nilo Nascimento, Professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Recursos Hídricos - Escola de Engenharia - UFMG e Breno Hvala de Figueiredo, Analista de Infraestrutura Urbana da NOVACAP.

- Institucionalização do serviço público de drenagem urbana e manejo de águas pluviais, o último dia, 26/11, ministrado por Ursula Wilberg, Engenheira Hídrica, Mestre em Gestão de Sistemas Hídricos; Miguel Alvarenga Fernández y Fernández, Presidente da ABES-Rio; Rosiany Campos, Centro Brasileiro de Requalificação Fluvial e Marcos Helano Montenegro, Superintendente de Drenagem Urbana da Adasa. 

O Seminário de Saneamento foi um sucesso e o Comitê irá discutir sobre os encaminhamentos do evento e o próximo seminário referente ao saneamento da região. Assista em: https://www.youtube.com/channel/UCJX0rDMwtv8jO4zJil1pf-A


Outras Notícias

Mais Notícias »