Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Incêndios na Região Hidrográfica do Piabanha


Foto:


Alguns municípios da Região Hidrográfica IV estão passando por momentos difíceis em suas reservas florestais. Incêndios vêm ocorrendo com frequência e atingindo grandes áreas, um cenário que toma uma proporção cada vez maior.

Um dos lugares mais atingidos é o Vale das Videiras. A população tem sofrido muito com as queimadas e, recentemente, houve um incêndio criminoso que culminou na perda de mais de 500 hectares da área de Reserva Biológica (Rebio) na região, em Araras. O trabalho para cessar o fogo foi complicado e exaustivo para as equipes.

De acordo com militares, nos últimos meses foram registrados 120 incêndios florestais em Petrópolis. E ainda estão surgindo novos focos que avançam para dentro de terrenos e ameaçam casas da região do Vale das Videiras.

Outras regiões, tais como Secretário, também foram atingidas pelo fogo e estão sofrendo com as queimadas. Além das equipes que estão atuando no combate aos incêndios florestais, os esforços também contam com uma aeronave dos bombeiros auxiliando no controle das chamas. Há suposições de que as queimadas tenham ocorrido devido a ações humanas.

Para denunciar incêndios florestais, basta ligar para a Linha Verde, disque denúncia do Meio Ambiente, através do número: 0300 253 1177; para a Secretaria do Meio Ambiente: (24) 2233-8176, ou até mesmo entrar em contato com o Corpo de Bombeiros: 193.

O Comitê Piabanha está sempre trabalhando em prol da preservação ambiental em nossa área de atuação, a Região Hidrográfica IV, que envolve os municípios de Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Teresópolis em suas totalidades e parcialmente os municípios de Carmo, Petrópolis, Paraíba do Sul, Três Rios e Paty do Alferes. Diante disso, estamos utilizando um dos nossos Grupos de Estudo para o planejamento de um projeto para atuar junto às prefeituras, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.


Outras Notícias

Mais Notícias »