Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Comitê Piabanha realiza a sua primeira Plenária por videoconferência


Foto:


O Comitê Piabanha realizou a sua primeira reunião Plenária por videoconferência na última terça-feira, 16 de junho. O evento online contou com a participação de mais de 30 membros, dentre instituições titulares e suplentes, e foi considerado um sucesso pelos participantes.

A 76ª Reunião Ordinária do Comitê Piabanha teve como um dos principais itens de pauta a apresentação feita pela equipe da Secretaria Executiva do Comitê sobre a situação das reuniões e atividades desenvolvidas durante este período de isolamento social, iniciado no dia 18/03.

A reunião tratou também sobre as homologações de Resoluções aprovadas durante o período, sendo: a nº 55/2020, de 06 de abril, que tratou da suspensão de reuniões presenciais; a nº 56/2020, sobre a disponibilização dos recursos dos Comitês Médio Paraíba do Sul, Piabanha, Rio Dois Rios e Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana para custeio da AGEVAP em situação extrema e caráter de emergência; e, por fim, a nº 57/2020, sobre a realização de reuniões por videoconferência no âmbito do Comitê Piabanha, que permitiu o retorno regular das reuniões plenárias, fundamentais para pleno funcionamento e cumprimento das atribuições do Comitê.

Foram abordados, ainda, assuntos como: o andamento da contratação dos projetos e obras dos sistemas de esgotamento sanitário alternativos de Carmo e Paraíba do Sul, custeados pelo Comitê; o Acordo de Cooperação Técnica entre o Comitê Piabanha e a Fiocruz, que permitirá, dentre outras ações, promover o uso sustentável de recursos hídricos com vistas à melhoria das condições de vida, promoção de saúde, desenvolvimento local e da conservação e preservação do meio ambiente em áreas contempladas pela Região Hidrográfica IV.

Na ocasião, foi também aprovada pelo Plenário, por meio da Resolução nº 59/2020, a manifestação do interesse do Comitê Piabanha na continuidade da delegação de funções de Agência de Água do Comitê à AGEVAP.

Ao final foi feito comunicado sobre a Reunião Extraordinária para revisão do Regimento Interno do Comitê Piabanha, agendada para o dia 25/06/2020 e apresentadas sínteses do andamento dos Planos de Comunicação e Capacitação previstos para 2020; a área de projetos e ações criada no site do Comitê (Histórico de Ações) e a capacitação sobre o SIGA Web, que será um curso promovido em breve pelo CBH Piabanha.

 

Outras Notícias

Mais Notícias »