Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Diretoras do Comitê Piabanha participam de debate na TV Correio da Manhã, de Petrópolis


Foto:

Redes Socias


Representando o Comitê Piabanha, as diretoras Rafaela Facchetti e Karina Wilberg, participaram no último dia 27 de um debate no telejornal Correio da Manhã. O principal assunto foi o VI Seminário de saneamento e VII Encontro de pesquisadores da Região Hidrográfica Piabanha, marcado para os dias 8, 9 e 10 de março com transmissão ao vivo pelo canal do Comitê Piabanha no Youtube, das 9 da manhã ao meio-dia.

O debate começou destacando a programação do evento que terá como tema central “Mudanças climáticas e as cidades” e um formato com palestras e mesas redondas para debates. No primeiro dia, a temática será “Relação Entre os Quatro Pilares do Saneamento Básico e a Gestão de Bacias Hidrográficas” e terá palestras com Luana Pretto (Instituto Trata Brasil), André Luís de Paula Marques (AGEVAP – Associação Pró-gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul) e André Leone (SEAS – Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade).

A temática do segundo dia será “O Papel do Reflorestamento em Cidades Resilientes” e os palestrantes confirmados são: Luiz Eduardo Aragão (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Denivam Melo (Prefeitura do Rio de Janeiro) e Marcus Lima (Marcus Lima Ambiental). Já o terceiro dia, com o tema “Macrodrenagem na RH Piabanha”, terá os palestrantes José Paulo Soares de Azevedo (COPPE/UFRJ - Instituto Alberto Luiz Coimbra), Matheus de Sousa (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Prof. Francisco Dourado (Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Helder Martins Silva (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Além de falar sobre como funciona o Comitê, suas atribuições e composição, as diretoras esclareceram sobre a utilização do lago do Quitandinha para uma bacia de retenção para minimizar os impactos das chuvas na bacia do rio Quitandinha, sobre a importância do cadastro ambiental e sobre o projeto do Comitê Piabanha de enquadramento dos rios em classes de uso. Falaram ainda sobre a importância da participação das pessoas nas ações voltadas para a proteção das águas e sobre as tragédias ambientais, como a que ocorreu com a precipitação das chuvas no ano passado.

A entrevista completa pode ser conferida no site https://www.youtube.com/watch?v=tC1o2WCOt7Y.


Outras Notícias

Mais Notícias »