Em seu Plano de Aplicação Plurianual, o Comitê Piabanha priorizou uma linha de recursos destinada ao apoio e financiamento de projetos de pesquisa com o intuito de disseminar e incentivar o estudo científico na região.
Atendendo a demanda, foi lançado o edital reafirmando a necessidade de fomentar o desenvolvimento do conhecimento na área de atuação do Comitê, tendo como objetivo promover a obtenção de dados que possam contribuir para a gestão dos recursos hídricos da Região Hidrográfica IV, que compreende parcialmente os municípios: Carmo, Petrópolis, Paraíba do Sul, Três Rio e Paty do Alferes. E integralmente: Areal, São José do Vale do Rio Preto, Sapucaia, Sumidouro e Teresópolis.
As propostas deverão ser referentes às seguintes temáticas, dentre outras disponíveis no edital: Sistema de informações para apoio à gestão de recursos hídricos, disponibilizando informações sobre cadastro, outorgas, bem como informações hidrometeorológicas e de qualidade da água, estudo da metodologia das microbacias hidrográficas, visando sua aplicação ao uso racional da água e redução de uso de agrotóxicos em regiões em que existe conflito pelo uso da água de abastecimento e agricultura, propostas para redução de conflitos entre usos da água para abastecimento e agropecuária, visando o aumento da disponibilidade hídrica.
Para os interessados, a inscrição deverá ser feita via Correios ou encaminhadas pessoalmente à Unidade Descentralizada 02 (Petrópolis) da AGEVAP. A proposta deverá conter todos os documentos exigidos e ser entregue impressa em envelope fechado e identificado, acompanhada de sua respectiva versão digital armazenada em unidade digital. As modalidades disponíveis são para Mestrado, Doutorado Pós-Doutorado.
O período de inscrição iniciou no dia 28/01/2020 e se estende até o dia 31/03/2020. A divulgação dos inscritos será feita no dia 17/04 e o resultado final está previsto para a data de 30/06 deste mesmo ano.
O edital completo pode ser acessado no link: http://www.agevap.org.br/edital-002-2020.php
![]() |
I Encontro de Educação Ambiental da (...) |
![]() |
Inundações: Comitê Piabanha busca respostas em segunda (...) |
![]() |
Comitê Piabanha divulga programação do VII Seminário (...) |
![]() |
Primeira reunião plenária do ano do Comitê (...) |
![]() |
Comitê Piabanha abre prazo de submissão de (...) |
![]() |
AGEVAP abre processo seletivo com vagas para (...) |
![]() |
Comitê Piabanha recebe apresentação do Plano de (...) |
![]() |
Comitê Piabanha lança Ato Convocatório para enquadramento (...) |