Português BR Deutsch English Espanhol
Notícias

Projeto de recuperação ambiental é apresentado pelo Inea em reunião do Comitê Piabanha


Foto:

Escavação mecânica no Rio Carvão (Foto: Inea)


21-06-2021

A 82ª Reunião Ordinária do Comitê Piabanha, realizada por videoconferência nesta terça-feira (15), contou com uma apresentação realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) sobre o projeto de recomposição das calhas dos rios Cuiabá, Santo Antônio e Carvão e dos parques fluviais de Itaipava a ser realizado em Petrópolis/RJ. O assunto foi apresentado pelo gerente do Inea, André Moreira. Os membros do Comitê destacaram o papel do Colegiado como intermediário para aproximar a população das ações de melhoria no Estado.

De acordo com o representante do Inea, as obras de recuperação foram iniciadas emergencialmente em 2011. Naquele ano, a Região Serrana do Rio de Janeiro passou pelo que foi considerada por especialistas a maior catástrofe climática do Brasil. De acordo com os dados oficiais do Governo do Estado, a tempestade matou 918 pessoas e deixou 30 mil desalojados. Em janeiro deste ano a tragédia completou 10 anos.

Ainda segundo André Moreira, além da tragédia na vida da população, o impacto das chuvas mudou também a geografia da região serrana. “Alguns rios tiveram seus cursos modificados, as áreas ribeirinhas encontravam-se totalmente degradadas pelo arraste ocasionado por uma verdadeira avalanche de lama, rocha, árvores e entulhos”, complementou.

Foi apresentado que numa primeira fase das obras já executadas foram investidos R$ 36,7 milhões em desassoreamento, adequação de calha, proteção e contenção das margens em um trecho de 1 km do Rio Santo Antônio e 2,7 km do Rio Cuiabá. Já na segunda etapa, em andamento, foram investidos R$ 28,7 milhões em obras complementares de controle de inundações, drenagem e recuperação ambiental nas calhas dos rios Santo Antônio, Cuiabá e Carvão.

A explanação do gerente de obras permitiu aos membros do Comitê e convidados que tirassem suas dúvidas e ressaltassem a importância da participação da sociedade nas intervenções que tem sido feitas para a recuperação das áreas atingidas.

A apresentação realizada pelo Inea está disponível no site do Comitê em https://drive.google.com/file/d/126afVaNhdedOPFlZ-qR3kDVXni7fFlSF/view?usp=sharing


Outras Notícias

Mais Notícias »